BRK é finalista no 4º Prêmio Sustentabilidade 

BRK é finalista no 4º Prêmio Sustentabilidade 

Notícias Nov 26, 2021

26 de Novembro de 2021
 
Concessionária concorre na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas, com o projeto “Redução de Perdas de Água no município de Sumaré”
 
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, está entre as finalistas do 4º Prêmio Sustentabilidade, promovido pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto e pelo Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON/SINDICON).
 
A concessionária concorre na categoria Proteção e Restauração de Ecossistemas, com o projeto “Redução de Perdas de Água no município de Sumaré”. Os vencedores serão anunciados no dia 29 de novembro, em uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da ABCON/SINDICON, a partir das 19h. 

De acordo com dados do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março deste ano, o país perde 39% da água potável produzida, o que significa que para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 39 litros não chegam formalmente a nenhum imóvel. Sumaré encerrou 2020 com um índice de 36,5% em perdas de água, o menor registrado desde o início da concessão. Anteriormente, em 2015, esse índice era de 60%. Na prática, foram preservados mais de 6,2 bilhões de litros d’água, o suficiente para abastecer 86 mil pessoas por um ano ou um milhão de pessoas por um mês.

Essa redução é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2020 estão a localização de 901 vazamentos não visíveis, a substituição de 885 ligações de água, a substituição de 3,9 quilômetros de redes, o hasteamento em 2.148 quilômetros lineares de redes, que equivale à uma varredura do munícipio completa 2,6 vezes ao ano, a instalação de 11 macromedidores, 23 descargas preventivas hidrometradas e 4 hidrantes hidrometrados, além da criação de quatro novos setores de macromedição e a instalação de duas novas válvulas reguladoras de pressão.

“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Sumaré e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.

A 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade traz o tema “Juntos por um futuro mais sustentável” e reuniu 87 candidatos no perfil “Empresa Privada” e outros sete no perfil “Jovem Inovador”.

“A gestão inteligente dos recursos naturais é essencial para a sustentabilidade e para a evolução e competitividade das organizações. O trabalho de redução de perdas é algo fundamental para a sustentabilidade local, ainda mais em período de crise hídrica. Toda a água que hoje é preservada fará a diferença em períodos mais secos do ano”, complementa o gerente.